Bolinho de Chuva sem ovo e com leite desnatado em pó

11.11.16

Passei quase que todo o mês de setembro mais duas semanas do mês de novembro na dieta pobre em iodo pra fazer um exame chamado PCI. Essa dieta é bem chatinha porque a gente não pode comer nada com sal - o médico me dá um sal sem iodo pra fazer a comida. Além disso, não pode comer uma lista de coisas:

Proibidos: sal iodado, salgadinho, batata frita industrializada; peixes, frutos do mar, camarão, ostras, algas, etc; leite, queijos, requeijão, iogurtes, creme de leite, leite condensado, sorvetes, leite de soja, tofu; carne defumada, carne de sol, caldo de carne. Presunto, bacon, embutidos, salsicha, chucrute; gema de ovo, maionese, molho de soja, shoyu, sazón, etc; frutas enlatadas ou em calda, frutas secas salgadas; agrião, aipo, couve de Bruxelas, repolho, enlatados e conservas (palmito, azeitona, cogumelo, picles); pães industrializados, pizza, cereais em caixa; doces com gemas de ovo, leite e chocolate; café instantâneo/ solúvel, chá preto, chá mate e verde, água de coco, refrigerantes; alimento e bebidas com corante vermelho; alimentos industrializados (empacotados, engarrafados e enlatados). Evitar banhos de mar.
Permitidos: sal não iodado; peixes de água doce (pintado, truta...); leite em pó desnatado e manteiga sem sal; carnes frescas; clara de ovo, temperos sem sal, óleo, azeite, vinagre; frutas frescas e sucos naturais, frutas secas sem sal (tipo nozes); alface, batata sem casca, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cogumelo fresco, couve, ervilhas, espinafre, nabo, pepino, tomate, vagem; pão caseiro, pão francês, bolacha integral ou cream cracker, macarrão e massas simples, arroz, feijão, lentilha, farinha, milho, aveia, cevada, trigo, soja; açúcar, adoçante, mel, geleia caseira, balas e gelatinas (exceto vermelhas), doces de fruta caseiros; café de filtro, sucos naturais. 
Lembrando que cada hospital tem uma orientação sobre a dieta!

Nesse post aqui dei dica da receita de um "falso pão de queijo", sem glúten e sem lactose e expliquei um pouco do exame e o porquê de ter que fazê-lo.

Em todo o tempo de dieta deu muita vontade de comer doces com leite condensado, chocolate, essas coisas - que não podem! Então corri atrás de receitas sem ovo e sem leite pra poder saciar essa vontade. E numa dessas buscas encontrei a receita de um Bolinho de Chuva sem ovo e com leite desnatado em pó!

O leite desnatado em pó é liberado na dieta pobre em iodo e usei muito para fazer vitaminas. Mas não tinha pensado em usá-lo em receitas. Perdi tempo! Então fui com tudo nessa receita de Bolinho de Chuva, que eu amo!!

A receita é super simples e por isso me permiti substituir alguns ingredientes. Lembra daquele meme da Bela Gil "você pode substituir..."? Então! A internet zoa muito, mas tô amando essa frase! hahaha... Daí o que eu fiz na receita do Bolinho de Chuva: substituí o açúcar refinado normal pelo açúcar mascavo, por de ser mais saudável mesmo e pela curiosidade de ver como ficaria. No leite, dissolvi normalmente o leite em pó desnatado em água. A farinha, usei de trigo normal porque era a única que tinha em casa, mas queria tentar com outras farinhas, como a de coco, por exemplo.

A receita foi meio no "olho", mas vou tentar colocar certinho aqui. Ah! Como estava sozinha em casa, fiz uma porção só pra mim, então se quiser fazer pra mais gente, só aumentar a quantidade de ingredientes.

BOLINHO DE CHUVA SEM OVO

1 copo pequeno (ou xícara) de farinha de trigo
1/2 de copo de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento
Leite em pó desnatado diluído em água morna - quantidade até dar ponto

Misture tudo e vá colocando o leite aos poucos até dar ponto de bolinho de chuva e tcharam! Prontinho, agora só fritar em óleo bem quente. Eu gosto de fritar pouco pra ele ficar um pouco mole por dentro. Assim que ele vira, espero um pouquinho e já tiro e coloco num prato com papel toalha. Depois transfiro para um pirex e dessa vez joguei açúcar orgânico com canela por cima.

 


 

Dicas:
- Você pode substituir o açúcar mascavo por açúcar demerara, orgânico, refinado branco... como quiser.
- Você pode substituir o leite em pó desnatado por leite de aveia, leite de amêndoas... qualquer leite! Eu não experimentei com outro leite, mas acredito mesmo que dê super certo.
- Você pode substituir a farinha de trigo por qualquer outra farinha que quiser.
- Não precisa colocar a essência de baunilha se não tiver ou não quiser. Mas eu achei que deu um toque especial no sabor.
- Quando comecei a fazer, pensei em colocar um pouco cacau em pó na mistura, mas acabei esquecendo. Isso deve ficar interessante no final!

Sempre tive muito medo de arriscar na cozinha, mudando receitas, principalmente por causa do desperdício. Me dói na alma pensar que errei toda uma receita e que tudo aquilo vai pro lixo... Mas aos pouquinhos tenho arriscado algumas coisas mais simples, como esse bolinho de chuva. A Chris sempre incentiva a testar, inovar, mudar, e que os erros fazem parte da cozinha, bem como da vida. A gente não pode deixar o medo de errar impedir que a gente tente.

Então, a dica final é: deixe a imaginação falar mais alto na cozinha, substitua ingredientes, acrescente coisas e vamos inovando nas receitas. E quem sabe isso não nos incentive a inovar na vida, não é mesmo? 

você também pode gostar:

0 comentários

fala comigo! :)