Você não precisa de antitranspirante - e alternativas para substituí-lo!

3.9.16

Há um tempo eu e o Duca resolvemos mudar nossa forma de lidar com os cosméticos. Estamos mudando alguns hábitos e alguns produtos no nosso banheiro como sabonetes, shampoos e desodorantes, por exemplo. Os sabonetes optamos pelos de base vegetal, que não usam ingredientes de origem animal. Duca sempre gostou dos da marca Phebo e depois de lermos que ele é um sabonete com glicerina de base vegetal, essa é nossa opção número um! Já os shamapoos a gente só compra os livres de sulfato, parabenos e petrolatos. Damos mais preferência ainda aos que não são testados em animais. E tem os desodorantes, que é o assunto que quero falar neste post!

ALTERNATIVA AOS ANTITRANSPIRANTES

Aos poucos gente começou a se incomodar com o preço - acho super caro e dura pouco esses sprays -, com o descarte das embalagens e com a "crosta" que os antitranspirantes faziam nas axilas. Às vezes até esfregando muito a bucha na hora do banho, ainda ficava alguma coisa. Sem contar que a região das axilas das camisetas estavam ficando com o tecido duro e com cor estranha. Eu ainda usava o antitranspirante Giovanna Baby (roxo e o rosa), que é bem mais suave.

Pesquisamos na internet e encontramos coisas que nos esclareceram que a gente não precisa desses antitranspirantes. Nosso corpo precisa funcionar naturalmente e o antitranspirante, como o próprio nome diz, bloqueia a transpiração, essa que é um processo de regulação térmica do corpo, além de eliminar toxinas do organismo.

Então fomos à procura de um desodorante mais natural. Adquirimos o desodorante em pó da Lush The Guv'ner que eu amei! Foi estranho, a princípio, um desodorante em pó, mas é cheirosinho e super fácil de aplicar (só colocar um pouco do pó na mão e passar nas axilas). Porém ele deu uma alergia terrível no Duca (que tem a pele MUITO sensível). Voltamos na Lush e a vendedora suspeitou que fosse porque o The Guv'ner tem carvão na composição, que seria o ingrediente mais "pesado". Ela então trocou pra gente o The Guv'ner pelo desodorante sólido Aromaco. Eu queria o The Greeench, que também é em pó e não tem carvão, mas o Duca não quis arriscar. Ficamos, então com o sólido.


O Aromaco é incrível! Dura pra caramba e super fácil de aplicar: só esfregar a barra nas axilas. Não fica com cheiro nenhum, o tecido da roupa não fica "duro" ou manchado e deixa a pele suar normalmente (lembrando que desodorantes não bloqueiam o suor, ou seja, a gente sua sim, mas não fica com mau cheiro). A parte chatinha desses desodorantes, tanto o em pó quanto o em barra, é que eles são um pouco caros. Mas sou obrigada a dizer que vale cada centavo porque dura muito e é tudo natural, faz bem pra gente.

Só que não é em todo lugar que tem lojas como a Lush com essas opções boas de desodorante, então eu trouxe uma dica incrível!

OPÇÃO BARATA E FÁCIL DE ENCONTRAR

Como nosso desodorante sólido está no fim (o meu, na verdade, já acabou), a gente decidiu experimentar o Leite de Magnésia, conhece? É facilmente encontrado em qualquer farmácia. Meu pai usa Leite de Magnésia como desodorante desde que me entendo por gente e sempre elogiou. Li pela internet meninas recomendando e então decidimos testar.

Compramos um vidro pequeno do Phillips original por menos de R$5. Para dar um cheirinho (porque ele não tem aroma) colocamos umas gotinhas de óleo essencial (que temos em casa porque é ingrediente dos produtos Tio Barba, produção nossa, artesanal e natural).

O vidro maior custa cerca de R$10.

O Leite de Magnésia permite que nosso corpo sue, mas nada exagerado. E, o melhor de tudo, não deixa cheiro ruim! Você pode suar à vontade. A gente está amando e esse é nosso desodorante preferido da vida! Barato, dura bastante tempo e incrível! Daí pra reforçar ainda mais a ideia de que Leite de Magnésia é uma excelente opção de desodorante, recebi do site Cosmetologia do Bem uma "receita" de desodorante natural, livre de substâncias ruins pra saúde e que dá pra fazer em casa. Pra minha surpresa, a receita é exatamente a que já usávamos! ♥

Ps. No próximo post quero falar do site Cosmetologia do Bem, uma dica linda que recebi de uma amiga e que é feito por uma engenheira química e uma engenheira, ambas, preocupadas com substâncias maléficas pro nosso organismo e que são tão presentes nas coisas que usamos, desenvolveram esse projeto com o objetivo de criar cosméticos naturais e que a gente pode fazer em casa! Não é muito amor?

RECEITA - DESODORANTE

- 100ml de Leite de Magnésia
- 22 gotas de óleo essencial de Tea Tree (também chamado de Malaleuca)
Coloque as gotas do óleo no líquido branco e agite pra misturar.

Apenas 2 ingredientes? Sim, só isso! *-*

Ps. Você também pode usar somente o Leite de Magnésia, puro, 
como seu desodorante. Ainda que sem o óleo essencial, ele cumpre 
muito bem a função, não deixando que a gente fique cheirando mal.



ONDE ENCONTRAR OS INGREDIENTES?

O Leite de Magnésia, como falei acima, é encontrado em qualquer farmácia. Já o óleo essencial você encontra em lojas de produtos naturais, como a Mundo Verde. Ah! Dê preferência aos óleos essenciais vendidos em embalagens de vidro.

Antes de usar, agite. Eu agito e, ao abrir, pego com o indicador o produto que fica na boca da embalagem. Passo nas axilas, espero secar e prontinho! Se quiser pode colocar o líquido num spray ou numa embalagem (limpa) de roll-on.


MAS COMO FUNCIONA ESSE DESODORANTE?

A Renata do Cosmetologia do Bem responde:
"O odor das axilas provém do desenvolvimento das bactérias em um ambiente favorável a elas. O suor em si não tem cheiro. Mas a junção dos fatores, como o pH levemente ácido da pele (4,5 a 6,0) e a umidade fornecida pelo suor facilita o desenvolvimento das bactérias e, por consequência, o aparecimento do odor desagradável. 
A prevenção do mau cheiro nas axilas pela utilização de antitranspirantes é algo que interrompe o processo natural do seu organismo que é SUAR e que possui importantes funções. O que consideramos ideal para prevenir o mau cheiro é a atuação na causa, ou seja, a prevenção do desenvolvimento das bactérias. 
Para isso, o leite de magnésia, por ser uma solução do hidróxido de magnésio e água, possui um pH elevado (isto é, básico) criando uma condição desfavorável às bactérias e prevenindo o desenvolvimento microbiológico.
O óleo essencial de Tea Tree é principalmente conhecido por suas propriedades antimicrobianas. Em torno de 390 estudos científicos fazem menção à este óleo essencial e suas propriedades antimicrobianas reforçando ainda o desenvolvimento microbiológico nas axilas. É simples assim!
Lembre-se que este não é um anti transpirante. Deixe o seu corpo funcionar e pare de bloquear as toxinas que ele elimina através do suor ao utilizar anti transpirantes! 
Este desodorante pode ser reaplicado ao longo do dia, já que não possui as substâncias sintéticas fixadoras que o permite ser de longa duração. 
Além disso, não exagere na dosagem para não ficar com as axilas brancas.
Quanto à data de validade, considere a validade do leite de magnésia que você adquiriu!"

E aí, vamos mudar hábitos também?
Pode parecer estranho ou difícil, mas não é!
Além de ser benéfico pro nosso corpo, é pra natureza. ♥

você também pode gostar:

0 comentários

fala comigo! :)