Fazer Café #2 - Hario V60: mais que um simples coador

14.5.16

Pra continuar fazendo jus ao nome do blog, eis aqui mais um post sobre cafés! O primeiro post, pra quem não viu, fala sobre o método de preparo na Aeropress e pode ser visto aqui.

(pois é, eu sei, ainda não há nenhum post sobre sorvete... 
vê se pode!?! mas calma lá que logo sai! eu juro juradinho)

O método de preparo de hoje é o famoso café coado, mas não é um café coado comum, é a:

HARIO V60

A Hario V60 é um coador de café japonês cheio de detalhes que influenciam no resultado final da bebida!

A Hario, aliás, é uma marca que tem muitos acessórios para o preparo de um café (e outros produtos)! Eu, que nem bebo, fico doida por cada equipamento. São suportes, moedores, coadores de diversos tipos de materiais e tamanhos, chaleiras diferentes e estilizadas, balanças, jarras. Uma perdição!

Hario V60 é um coador de café diferente do tradicionalmente conhecido porque tem um design específico: linhas em espiral na parte interna e uma abertura maior que o comum na base. Esses detalhes são importantes no preparo, acentuando o sabor final do café, como a acidez e doçura e permitindo que o óleo do café desça, não fique retido no filtro. Além disso, não fica pózinho de café dentro da xícara.


Esse método, como o coador tradicional, utiliza de um filtro de papel, que também é especial, num formato de cone.

Você pode encontrar uma Hario V60 em dois tamanhos e quatro materiais: acrílico, cerâmica, vidro e metal. De acordo com alguns estudiosos do café, o material da Hario V60 pode também influenciar no sabor da bebida. Como você pode perceber, quando a gente mergulha no universo do café, vai descobrindo várias formas de fazer a bebida em apenas um tipo de preparo. É surpreendente e curioso!

Bom, apesar de todos esses detalhes na Hario V60, pra você preparar em casa não tem muito segredo: coloca o filtro de papel dentro do coador e - IMPORTANTE! - molhe o filtro todo com água quente. Duca diz que o que falam é que fazer isso ajuda a tirar o "sabor do papel". Então depois de molhar o filtro e descartar essa água, é só colocar o pó, com uma moagem de fina para média, e jogar a água, delicadamente, em movimentos circulares.


Se começar a pesquisar, vai encontrar dicas de medidas de pó para quantidades de água, temperatura ideal da água, e por aí vai. Como disse ali em cima, são muitas formas de fazer em um único método.

Nas fotos, o moedor manual do Duca e sua Hario V60 tamanho 02, de acrílico.


Não apareceu nas fotos, mas um bolinho de cenoura com cobertura de chocolate acompanhou o café sem açúcar dele. ♥

você também pode gostar:

0 comentários