Sobre desaprender, aprender, viver e se reinventar #PostAmigo

5.4.16

{Post Amigo}

Dias desses preparando minhas aulas (sou professora, gente! E amo o que faço!) me deparei com algumas frases  sobre "aprender" que me fizeram refletir e muito essa semana. Uma delas dizia mais ou menos assim (paráfrase minha): aprender é um processo cujo resultado reflete em mudanças a partir de sua realidade e que você pode aprender a partir de diferentes contextos.  "Contexto"" perfeito para falar sobre desaprender e aprender de novo.

foto: Chris
Quando comecei mesmo a cozinhar descobri que aprender e desaprender conceitos e técnicas eram necessários. Mas a primeira coisa foi deixar de acreditar que eu não conseguiria fazer os pratos ou que eram impossíveis por causa das técnicas ou ingredientes que nunca tinha escutado falar, mas que sempre existiram e na verdade eu que precisava abrir meu mundo.

Foi assim que encontrei alguns canais de culinária preferidos e que me ajudaram e muito no processo de aprender a cozinhar! Vou apresentar os canais que estão no topo do meu coração.

Vamos conhecê-los?

1 - ICKFD (I COULD KILL FOR DESSERT)

Quem cuida desse site e canal do YouTube é a Danielle Noce e seu esposo o Paulo Cuenca. Juntos têm um dos canais mais doces e divertidos da internet.

A Danielle é chef confeiteira formada pela École Lenôtre de Paris, escritora, YouTuber, produtora e diretora da Enfim Filmes. Dani tem dois livros publicados: “Por uma vida mais doce” e “A receita da felicidade”.
Eu conheci o canal navegando pelo YouTube. Lembro que estava procurando algo sobre confeitaria quando recebi a sugestão de um vídeo. Me recordo que chorei de tanto rir, pois o casal tem uma dinâmica muito legal para ensinar a receita e o Paulo faz os comentários que você pensa em fazer. Foi amor à primeira vista pelos dois. Passei a assistir sempre, estudar as receitas, ir atrás dos ingredientes e, claro, fazer.

Tive a oportunidade neste ano de conhecê-los e foi emocionante! Pude conversar um pouco com eles agradecer pessoalmente, com um grande abraço, pela ajuda que me deram em um momento bem difícil da vida mesmo sem me verem pessoalmente. E como foram gentis! Tenho amigos que já ficaram por mim em filas de lançamento e palestras em SP só pra contar minha história para eles (<3). 

Quando eu fazia alguma receita, fotografava, postava no meu Instagram (@tissasilva) e mandava pra ela por e-mail. Eu sabia que estava imperfeito, mas não tinha medo de criticas e ela sempre muito gentil me respondia de volta. Me emociono só de lembrar! As vezes uma palavra sua pode ajudar alguém a vencer alguma insegurança. Lembre-se disso…


2 - COZINHA PRÁTICA 

Com o tempo fui sentindo necessidade de aprender outros tipos de receita e foi aí que conheci a Rita Lobo e sua cozinha prática.

Além de ter seu programa “Cozinha Prática” no canal GNT, Rita tem vários livros publicados (que eu amo e tenho todos!). O mais recente é o “Cozinha Prática”, com receitas bem simples, com sabor e economia. Rita Lobo também é Chef (formada no exterior) e usa seus conhecimentos para ensinar as pessoas a comerem comida de verdade!

Comecei a assistir os programas na TV. Ela tem uma linguagem super simples para ensinar que me encantaram. As receitas que ensina são testadas e funcionam mesmo, até quando você precisa adaptar os ingredientes (já estou nessa fase ousada na cozinha). O resultado? Eu e minha família estamos comendo comida de verdade e estamos colhendo o beneficio disso. Mas o canal dela não fica só na receitas, você aprende a servir os outros, aprende a servir sua comida de forma bonita e, claro, ao redor da mesa, aprende a receber as pessoas.

Confesso que aprendi a valorizar ainda mais esses momentos em família ou com meus amigos, quando estamos juntos na mesa, comendo, conversando (sem aparelhos eletrônicos por perto!) e nos ajudando. Ouvir dos meus amigos que saem  da minha casa com o coração leve, acolhido e felizes me deixa ainda mais motivada a aprender e melhorar a forma de receber as pessoas.

Receber e acolher as pessoas é um presente e você cresce e aprende junto! Ah, conheci a Rita Lobo pessoalmente ano passado e foi emocionante, pois pude agradecer por seu trabalho!

3 - BELA COZINHA

E por fim, mas não menos importante, recomendo o canal da Bela Gil. Se você torceu o nariz por causa do churrasco de melancia que ela fez, te convido deixar isso de lado para conhecer o trabalho dela.

Conheci o “Bela Cozinha” na TV. O programa passa na GNT e me encantou pela possibilidade de coisas que podemos comer de forma saudável, sem  ficar sofrendo com dietas da moda e sem frescura.
Bela Gil me fez comer quiabo com abóbora, minha gente! Minha mãe disse que se encontrasse com ela daria um abraço de agradecimento - e deu esse abraço ano passado, quando a conhecemos.

Se você quer conhecer uma cozinha simples e natural, recomendo as receitas e o canal dela. A Bela também é Chef formada em Nova York.

Com as receitas da Bela eu aprendi a perder os preconceitos que eu tinha em relação a alguns tipos de comida e alimentos. Aprendi que experimentar os alimentos que eu não conheço não é a pior experiência do mundo e se eu não gostar, ok, tudo bem! A vida continua e eu continuo aprendendo. Mudar de opinião não é tão horrível assim. Faz bem.


DA INTERNET PRA VIDA

O resultado de conhecer os canais que apresentei hoje tem refletido na minha saúde e na saúde dos meus familiares. Faço questão - e amo - ir no Ceasa aqui em Brasília para comprar legumes, verduras, temperos e frutas (tudo fresco!!) e ainda aprender sobre o alimento e técnicas de cozinhar com os feirantes mais velhos.

Os feirantes me chamam pelo nome e eu também. Já conheci outros fregueses e trocamos algumas ideias sobre os alimentos que estamos levando para casa. Para estas pessoas que encontro no cotidiano da vida meu muito obrigada! Vocês estão ajudando a ampliar meu mundo e ver que Deus está presente nas pequenas coisas, nas pequenas alegrias.

Até um próximo post!
Com carinho,
Chris*


---------
*Chris é uma conhecida das redes sociais. Foi a primeira pessoa a fazer o {Post Amigo} aqui no CaféComSorvete. Ela inaugurou a coluna com este post aqui. Que gostoso está sendo aprender um pouco sobre a arte de cozinhar com ela e toda a mudança que isso proporcionou na vida dela! 


fotos: google

você também pode gostar:

0 comentários