Pegue seus fones de ouvido pra viajarmos entre vulcões, vodkas e chá das cinco

24.4.16

Olha só que delícia: hoje vim falar de música! ♫

Quando conheci meu marido, ele me falava de muitos músicos e bandas que eu não conhecia. E mais de três anos depois de convivência (um e pouco de namoro mais um e pouco de casamento), nada mudou. E isso é muito gostoso.

Ser casada com músico, desses que tem notas musicais nas veias, é ter uma vida musical. Cozinhar, dormir, viajar, almoçar/jantar, limpar a casa... tudo tem uma playlist diferente. Eu sempre gostei de música, ouvia muito rádio no carro. Músicas de todos os tipos, para todos os gostos. E ia ouvindo de tudo. Se começasse a tocar algo que eu não gostava, mudava de estação. Agora, com ele, a gente até ouve um pouco e fica por dentro das novidades nas rádios comerciais. Mas no geral, ele sempre tem uma playlist de alguém que eu nunca ouvi falar. E quase sempre é amor "à primeira ouvida". hehe...

Bom, com tanta música na vida, estava um pouco estranho eu demorar tanto em fazer algum post com dicas de bandas, né?! Mas finalmente sentei do lado do boy e pedi que me falasse nomes de bandas ou músicos que ele gosta e que não são muito conhecidos. Fizemos uma listinha, mas nesse post vou citar 5. Logo, sobra mais para outros posts! ♥♫

1 - SIGUR RÓS

Uma banda da Islândia, mas os membros falam inglês. Tem sete álbuns de estúdio, até hoje. Segundo a wikipédia, Sigur Rós, em islandês, significa "rosa da vitória" e é o nome da irmã do vocalista, Jónsi, que nasceu no mesmo dia em que a banda foi formada, 4 de janeiro de 1994. O nome feminino "Sigurrós" é comum na Islândia.

O vocalista, inclusive, tem uma voz leve e parece que canta sussurrando. Tão bom que ele sozinho merece destaque nessa lista aqui. Sim, ele tem trabalho solo. E é lindo!

Ah, Sigur Rós tem uma peculiaridade: usa uma língua "inventada", chamada Vonlenska, que não tem gramática específica nem é utilizada para comunicação, mas para dar ritmo e melodia às músicas. Duca explicou que isso é na verdade uma "versão romantizada" do solfejo, que há tantos anos João Bosco também faz no Brasil. O famoso "badauê" que a Dani Araújo brinca bastante.

Deixo aqui a música deles que foi trilha do filme Vanilla Sky.
(Tem uma música deles também na cena da morte de Joffrey Baratheon, em "Game Of Thrones')



2 - JÓNSI

Quis falar especificamente dele porque faz parte da minha história com o Duca. Uma das primeiras vezes em que saímos juntos, fomos a um parque em Campo Grande. Levei um pano para a gente sentar ou deitar na grama e ele levou uma caixinha de som pequena e bem bonitinha. Entre as músicas que colocou pra tocar pra gente estava Tornado, do Jónsi. ♥

Jónsi é guitarrista e vocalista da banda que falei ali em cima, mas tem seus trabalhos solo. E eu agradeço por isso! hehe...



3 - RICHARD WALTERS

Mais um que fiz questão de colocar na listinha do primeiro post porque Richard Walters também estava na playlist da tarde no parque com Duca.

Cantor e multi-instrumentista, Richard é inglês, nascido em Oxford. Uma curiosidade: ele foi diagnosticado com epilepsia em 2005. Mas em 2006 ele já estava em estúdios de novo.



4 - BEN HOWARD

Lá vem a senhora óbvia! Hahaha... Pois sim, Ben também estava na playlist do nosso encontro romântico no parque! Ficou tão no meu coração algumas músicas desse dia que eu preciso compartilhar com vocês!

Cantor e compositor inglês, Ben Howard lançou seu primeiro EP em 2008. Começou a escrever músicas com nada mais nada menos que 11 anos! ♥



5 - REGINA SPEKTOR

Dona de uns olhos azuis grandes e brilhantes, Regina é cantora, compositora e pianista. Russa, mas deixou seu país de origem com nove anos, até que sua família se estabeleceu em Nova Iorque. Veio de uma família muito artística e musical. O pai era fotógrafo e violinista amador e a mãe era professora de música.

As influências dela incluem folk, punk, rock, judaica, russa, hip hop, jazz e música clássica. Duca é muito fã dela e disse que é "bastante perceptível o background da música clássica no jeito que toca piano".

Regina eu conhecia antes do marido me mostrar. Ela tem algumas músicas animadas e divertidas. Sempre gostei especialmente de Fidelity. ♥

Ah, sabem o seriado "Orange is the new black"? A música de abertura é dela!

Pra finalizar o post, deixo aqui uma música mais calminha, linda! Escolha do marido... ele que, inclusive, ouvindo Firewoods saindo do meu computador, disse "muito Beatles isso". Tem razão! Li que Regina Spektor cresceu ouvindo rock como The Beatles, graças ao pai. :)

você também pode gostar:

0 comentários