Sobre panelas, comida e descobertas #PostAmigo

1.3.16

{Post Amigo}*

Até um tempo atrás eu era conhecida como “a amiga que não cozinhava nada”, mas que é “super inteligente” e outros rótulos que temos a mania besta de colocar nos outros. Da mesma forma que penduramos quadros. E isso me incomodava.

Me incomodava imaginar que as pessoas pensavam que eu deveria cozinhar por obrigação, por ser “coisa de mulher” ou porque minha mãe sabe cozinhar com perfeição. Até que um dia passei por apertos desses que só a vida sabe dar. E foi aí que tudo começou a mudar em mim e ao meu redor!

Nos dias de tristeza profunda era na cozinha que me refugiava: entre os cortes de cebola e legumes e as conversas com minha mãe sobre as situações da vida.


Num belo dia, navegando pelo YouTube e zapeando pela TV, encontrei alguns canais de culinária. Comecei a assistir para “me distrair” e me senti desafiada a tentar fazer as receitas, afinal o que mais poderia dar errado? (e olha que muita coisa deu errado! Mas isso fica pra outro post!).

Comecei fazendo cupcakes! Errei uma vez, errei duas, errei até acertar o ponto certo. E chorei quando acertei a receita. Chorei porque percebi que eu não sou os rótulos que colocam em mim. Que sou humana, que erro, que acerto e que consigo atingir um objetivo e, sobretudo, posso colocar amor nas receitas e ver isso nas pessoas ao meu redor.

Pra mim, não tem cena mais linda que ver alguém experimentando o que fiz, cerrando os olhos, sorrindo e dizendo “como está delicioso!”; tudo isso ao redor da mesa.


Cozinhar é um ato que une as pessoas. Cozinhar é literalmente um ato de amor. Quando compreendi isso, meu olhar sobre a cozinha e o ato de cozinhar mudou. Comecei a ler mais sobre o assunto, aprendi sobre utensílios para cozinha, procurei assistir mais videos no YouTube e programas de TV, saí em busca de novos ingredientes e, principalmente, me permiti experimentar comidas novas e diferentes. Ah, não falei muito sobre mim no começo, mas eu sou a Chris** e aos poucos vou me apresentando por aqui…

Confesso que muitas coisas mudaram em mim e ainda tem muitas mudanças à vista, mas queria te convidar a começar a reunir seus queridos ao redor da mesa, a cozinhar para eles, sinta-se convidada(o) a arriscar na cozinha. Mesmo que você (pense) ser desajeitada(o), é possível comer e preparar comida de verdade e saborosa!


E nesse primeiro post, partilho uma receita minha que, na verdade era para ser um “ratatouille", mas eu não tinha beringela em casa no dia (rsrsrs), então chamei de Mix de Legumes. A receita serve 4 pessoas e você pode usar as verduras que tiver em casa.

INGREDIENTES
2 Abobrinhas
2 Batatas Doce
2 Pimentões
02 latas de Tomate Pelado
Cebola, alho (picados)
Azeite
Sal a gosto
Pimenta moída na hora (não é frescura: faz uma diferença)
Ramos de tomilho
Alho poró
Funcho picadinho (esses três últimos são opcionais, mas garanto que não vai ficar ruim)

MODO DE PREPARO
Fatie as verduras em rodelas ou utilize um mandolin e reserve.

Para o molho: abra as latas, desmanche os tomates com uma faca, mas procure deixar uns pedaços; tempere com a cebola e alho (picados).

Em uma travessa ou panelinhas coloque um pouco do molho no fundo e organize as verduras (como na foto): 1 fatia de batata doce, 1 pimentão e 1 abobrinha até preencher a travessa ou panelinha. Por cima coloque mais um pouco do molho, regue com azeite e coloque o tomilho.

Sua travessa deve ser daquelas que podem ir ao forno e, no caso das panelinhas ou vasilhas menores, coloque-as em uma forma, não leve direto na grade do forno!

Antes de ir para o forno, cubra a forma com papel manteiga.
Pré-aqueça o forno a 180 graus e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.
E depois: aprecie!



---------
*Este post inaugura uma "coluna" aqui do blog: o {Post Amigo}. Nessa coluna vou postar textos de amigos que convidei pra escreverem aqui pro CaféComSorvete. São amigos próximas ou distantes, presentes ou virtuais. Pessoas que eu admiro e acredito que têm algo pra falar, seja lá o qual for o assunto.

**Chris é uma conhecida do Instagram. Nos meus momentos de nada pra fazer e ficar visitando o perfil das pessoas que me seguem, encontrei o perfil dela (@tissasilva) e comecei a seguir. Ela posta bastante sobre culinária e eu adoro cozinhar coisinhas gostosas. Aos poucos minha admiração pela Chris foi crescendo porque vi que ela tem arriscado muito na cozinha, fazendo pratos elaborados, muito bem apresentados e, tenho certeza que, muito gostosos! Por isso decidi chamá-la pra escrever aqui. Ela topou! E já chegou arrasando no primeiro post, né?! ♥

você também pode gostar:

0 comentários