Meu Instagram - qual app e filtro das fotos?

16.2.16

Algumas pessoas já me perguntaram qual o filtro que eu uso nas fotos que posto no meu instagram e ainda essa semana mais uma menina bonitinha me mandou direct fazendo a mesma pergunta.

Eu sempre tento explicar, mas não consigo muito bem, porque eu uso um filtro e ainda mexo um pouquinho nas opções de edição da foto: aumento exposição, diminuo brilho, essas coisas todas. Então falei pra ela que faria um post pra explicar bem direitinho e cá estou!

Bem, não sou fotógrafa, não tenho pretensões de ser e não sei nem se tenho o mínimo de conhecimento de fotografia. Eu gosto é de clicar com meu celular, colocar um filtrinho e postar.

Às vezes posto foto de uma maquininha fotográfica que nós temos aqui em casa. Não é nenhuma câmera profissional, mas ela faz um ótimo trabalho e acompanha a gente nas nossas viagens. Meu marido, que entende bastante de fotografia, foi quem escolheu a marca e o modelo da nossa câmera. Posso falar dela num próximo post! ;)

INSTAGRAM

Gosto muito de fotografia e consequentemente do Instagram, acho até que está entre minhas redes sociais preferidas. Procuro seguir pessoas que postam fotos bonitas e inspiradoras. Não gosto de seguir perfil profissional de fotógrafos, por exemplo. Prefiro fotos bonitas e inspiradoras do dia a dia mesmo, fotos do cotidiano, mas que sejam bem tiradas e bem tratadas.

Quem me segue por lá já deve ter percebido que eu sigo um certo padrão nas minhas fotos. Por exemplo: só posto foto quadrada. (Acho que dá pra perceber que sou cheia de critérios, né?!)


Além de só postar quadrada, uso só um tipo de tratamento para dar uma certa uniformidade na cor das fotos no meu feed. Às vezes acontece de uma foto ou outra fugir do "padrão", mas tudo bem. Eu só não consigo postar quando foge muito! hehehe...

Pra ajudar a postar as minhas fotos só quadradas, fotografo já na opção "quadrada" que tem no meu celular. Mas antes de ter essa opção, eu fazia a foto com uma "margem de edição". Ah, nunca gostei muito de tirar a foto já no Instagram, justamente porque eu passo as fotos por um aplicativo de edição antes de postar.

APLICATIVOS

Antes de usar o que uso atualmente (vsco), há muito tempo eu usava o Vintique e recomendo! O meu filtro preferido era o "happy". Depois disso ele atualizou e surgiram muuuuuuitos outros filtros novos e bem legais. No Vintique ainda tem a opção de editar a foto quadrada e mexer em algumas dimensões (coisa que o instagram antes não fazia, mas hoje já faz). Desse app fui mudando aos poucos até começar a usar o VSCO e ter um padrão "mais rígido" no tratamento das fotos, hehe...



VSCO CAM

Dentro do VSCO vai se formando um feed das fotos que a gente trata lá. Eu aproveito isso pra colocar a próxima foto que vou postar e ver se harmoniza com as que já estão no app e assim vou montando o feed do meu instagram. (Como vocês podem perceber, tenho vários critérios pra postar uma simples foto em uma simples rede social. Mas gosto tanto disso que faço tranquilamente, sem ser algo obrigatório. A gente é quem tem as coisas, não são as coisas que têm a gente, né?!)

O VSCO oferece muitas opções de filtros. Você ainda pode baixar gratuitamente opções diferentes ou comprar pacotes. Eu não costumo comprar aplicativos ou coisas dentro deles, mas meu marido gosta de adquirir as coisas que ele quer muito e uma delas foi um pacote de filtros do VCSO. Ele me mostrou os filtros e me convenceu a comprar também. Na época o dólar não estava esse valor estratosférico que está agora, então foi mais tranquila a compra. 



FILTRO

Então o pacote que eu mais uso atualmente é o A - The Aesthetic Series (e parece que ele está gratuito por tempo limitado. CORRE). E desse pacote, eu sempre coloco o filtro 04, ou 05 ou 06. Vejo qual deixou a foto do jeitinho que mais gosto e decido entre um deles. Às vezes diminuo a intensidade do filtro, mas tem vez que não precisa. Depende muito da foto.

Depois de escolhido o filtro, eu coloco a cor roxa (em todas as minhas fotos eu coloco essa cor, e também dependendo da foto, diminuo a intensidade). O próximo passo é o esmaecimento. Vou colocando e vendo até onde fica satisfatório pra mim. Já usei o grão também, mas hoje em dia não uso mais.


Logo depois do esmaecimento, vou então mexendo em todas as opções de edição. Depois disso salvo as modificações, vejo se combinou com o feed já criado no VSCO e caso sim, já mando pro instagram. Caso não, dou mais uma mexidinha, rs.

HORA DE POSTAR

E na hora de postar, caso a foto não tenha me convencido muito, ainda mexo um pouquinho nas opções oferecidas pelo Instagram.


Se você quer criar uma identidade pro seu feed do instagram também, recomendo o seguinte:
  • escolha um filtro específico (e use-o em todas as fotos)
  • escolha uma cor (caso queira dar uma mudada no filtro original)
  • explore as opções de edição de foto (pra deixar todas as fotos harmonizadas)
  • faça sempre o mesmo caminho para todas as imagens que você for postar
  • e pronto!
  • (aaahhh!! se possível, deixe seu instagram sem cadeado. Assim dá para gente ver suas fotos bonitinhas e te seguir de volta)
Tem muitos perfis que seguem um padrão e eu acho lindo! Tem feed que é mais clarinho, outros que as fotos são mais contrastadas, outros com um tom mais "lavado". Gosto demais disso e sigo alguns justamente pra me inspirar. Numa próxima vez posso vir aqui indicar perfis que sigo e gosto muito.

Quer saber de mais alguma coisinha? Só comentar.
E pra me seguir no Instagram, é só procurar lá: rafagizzi.

você também pode gostar:

0 comentários

fala comigo! :)